Leucemia Linfocítica Crónica e a Alimentação
Uma boa alimentação pode ajudar o seu corpo a lidar com o tratamento e quaisquer efeitos indesejáveis que ocorram.
Fale sempre com o seu médico ou nutricionista antes de mudar a sua dieta, pois eles poderão aconselhá-lo(a) sobre qual o plano nutricional que será mais benéfico para si.
Embora não exista uma dieta perfeita para doentes com cancro, comer bem e manter um peso saudável ajudará a manter o sistema imunitário saudável e a melhorar o bem-estar geral de cada um.1
Orientações para uma dieta saudável
Seguir estas orientações pode ajudar a garantir que obtém suficiente energia e nutrientes. Se adoptar um estilo de vida com base nestas 10 regras pode ficar protegido de algumas situações que têm origem numa dieta pobre.
1. Preste atenção à maneira como prepara a sua comida
Não deixe cozinhar demasiado e evite queimar a comida.
2. Beba muita água
Beba cerca de 2 litros de água por dia.2 A não ser que tenha um limite de água que pode beber por dia devido a outra doença.
3. Seja consciente sobre a sua alimentação e aproveite a comida
Faça uma pausa quando come para poder desfrutar das suas refeições. Esteja presente e leve o seu tempo a mastigar para desfrutar mais do sabor e textura.3
4. Use açúcar e sal com moderação
Consumir alimentos e bebidas com açúcar adicionado não é recomendado. Use o açúcar e sal com moderação.2 Verifique os rótulos dos alimentos ou use temperos alternativos, ervas e especiarias.
5. Inclua boas fontes de proteína
A proteína é essencial para o corpo crescer e se auto-regenerar.2 Boas fontes proteicas incluem feijão, ervilhas, lentilhas, peixe, ovos e carne.2
6. Escolha alimentos integrais
Opte por cereais integrais ou versões integrais de alimentos ricos em amido, como arroz e massa integral ou pão escuro.2
7. Aproveite uma variedade de alimentos
Coma uma dieta variada nas proporções certas.
8. Coma fruta e vegetais 5 vezes por dia
Desfrute de pelo menos 3 porções de vegetais e 2 porções de frutas por dia.2
9. Use gorduras saudáveis
Optar por gorduras insaturadas pode ajudar a baixar o colesterol.2 Experimente e escolha óleos e produtos para barrar insaturados sempre que possível, evite consumir gordura saturada.2
10. Mantenha-se ativo
Exercício cardiovascular ou aeróbico, é qualquer tipo de movimento que aumenta a sua frequência cardíaca, como caminhar.4 Pode ajudá-lo a sentir-se menos cansado após o tratamento.4
Fale com o seu médico sobre o que lhe recomenda.4
Experimente ainda algumas das seguintes dicas5,6:
Experimente comer pequenos petiscos durante o dia em vez de fazer três grandes refeições por dia. Pode ser mais fácil comer 4 ou 5 refeições menores por dia. Experimente manter os petiscos consigo quando estiver longe de casa – nozes e frutos secos são ótimas opções (por exemplo, panquecas, manteigas de nozes e barras de cereais). Também pode comer “guloseimas” como chocolate, bolo, sobremesas com creme uma vez que são ricos em proteína - comer estes alimentos é melhor do que não comer nada! O principal é ter certeza que conhece os seus requisitos energéticos.
- Escolha produtos de boa qualidade, orgânicos ou sem aditivos, bem como produtos regionais e sazonais;
- Prioritize métodos de cozedura suaves, tais como cozinhar vapor ou guisados para ajudar a evitar que certos nutrientes se percam no processo de cozedura.
- Se estiver com náuseas, ventile bem a divisão antes de comer;
- Se certos sabores forem muito fortes, adicione natas, creme fraîche ou iogurte para tornar a refeição mais suave;
- Use talheres de plástico se tiver um mau sabor metálico.
- Dar um passeio ou fazer alguns exercícios leves cerca de uma hora antes da refeição seguinte pode ajudar a estimular o apetite.Enquanto caminha, terá a oportunidade de medir os seus níveis de energia. Aproveite para caminhar com outras pessoas – poderá ser uma distração útil da sua doença.
Controlo de peso e exercício físico
Bons hábitos alimentares para controlar o peso3,7
- Coma devagar, com cuidado e concentre-se em estar presente sem distrações.
- Coma gorduras com moderação e escolha gorduras insaturadas em vez de gorduras saturadas ou gorduras trans.
- Uma dieta equilibrada deve incluir muita fruta e vegetais (mais de um terço da sua dieta), alimentos ricos em amido (pouco mais de um terço da sua dieta), alguns laticínios ou laticínios alternativos, alguma proteína e o mínimo de gordura.
Referências
1 Macmillan Cancer Support. Healthy eating and cancer. 2020. Disponível em: https://www.macmillan.org.uk/cancer-information-and-support/impacts-of-cancer/healthy-eating-and-cancer. Consultado em Novembro 2022.
2 NHS. Eat well. 2019. Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/. Consultado em Novembro 2022.
3 Hirano Y, Onozuka M. Biomed Res Int. 2015; 2015:367026.
4 Cancer.Net. Exercise during cancer treatment. 2019. Disponível em: https://www.cancer.net/survivorship/healthy-living/exercise-during-cancer-treatment Consultado em Novembro 2022.
5 Macmillan Cancer Support. Eating problems and cancer. 2020. Disponível em: https://be.macmillan.org.uk/downloads/bemacmillan%20pdfs/MAC13613_E04_Eating%20problems_lowres_20200929_LK.pdf. Consultado em Novembro 2022.
6 Cancer.Net. Appetite loss. 2020. Disponível em: https://www.cancer.net/coping-with-cancer/physical-emotional-and-social-effects-cancer/managing-physical-side-effects/appetite-loss. Consultado em Novembro 2022.
7 NHS. The eatwell guide. 2019. Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/the-eatwell-guide/. Consultado em Novembro 2022