A leucemia linfocítica crónica (LLC) é uma forma de cancro do sangue que resulta de uma multiplicação exagerada de linfócitos B malignos (cancerígenos), que pode levar a alterações na produção normal de outras células do sangue. Diz-se que a Leucemia Linfocítica Crónica é uma doença “linfática“ porque tem origem nos órgãos linfáticos (gânglios linfáticos e baço).  No entanto, é também chamada de doença “leucémica“, o que significa que as células malignas (cancerígenas) também se acumulam no sangue e na medula óssea, para além de se acumularem nos órgãos linfáticos.

Uma vez que não costumam existir sintomas numa fase inicial, a LLC é frequentemente descoberta durante uma análise de rotina ao sangue. A LLC é uma doença crónica que, por norma, progride lentamente1.



Multiplicação exagerada de linfócitos B malignos 

A LLC é uma doença cancerígena do sangue em que ocorre uma alteração dos linfócitos B, um determinado tipo de glóbulos brancos. Esta alteração leva a que sejam produzidos linfócitos B não funcionais, que vivem mais tempo do que as células saudáveis. Estes linfócitos B alterados são cancerígenos, e como tal, têm capacidade de escapar a um mecanismo de autodestruição (morte celular programada, ou apoptose), que existe normalmente no nosso organismo. Esta é a razão pela qual os linfócitos B malignos se podem acumular na medula óssea e dificultar a formação de células sanguíneas saudáveis. Gradualmente, as células alteradas podem também afetar outros órgãos, tais como o fígado ou o baço.


Fonte: