O que causa a Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica, crónica e progressiva, causada pela perda progressiva de células nervosas numa zona do cérebro chamada substância nigra. Esta região é responsável pela produção de dopamina, um mensageiro químico, que desempenha um papel importante no controlo e coordenação dos movimentos. A diminuição progressiva da dopamina é responsável por muitos dos sintomas associados à Doença de Parkinson.

É ainda desconhecida a causa da morte de células na substância nigra. Os estudos realizados apontam para que resulte de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Quando 50% a 60% das células dopaminérgicas deixam de funcionar, surgem os primeiros sinais motores da doença (ex. tremor).


Quem é que a Doença de Parkinson afeta?

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente, depois da doença de Alzheimer. Em Portugal, estima-se que existam 18 a 20 mil pessoas afetadas.

O maior fator de risco para a doença é a idade, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Contudo, cerca de 10% dos doentes começam com os sintomas antes dos 50 anos. A doença é ligeiramente mais frequente nos homens. 


Quem poderá vir a ter Doença de Parkinson?

Todas as pessoas podem vir a desenvolver Doença de Parkinson. O risco é maior nas pessoas mais velhas e em quem tenha várias pessoas afetadas com Doença de Parkinson na família.


Textos elaborados por: Prof. Doutor Joaquim Ferreira e Doutora. Raquel Bouça, Neurologistas