Mesmo quando se sente muito cansado, por vezes pode ser difícil ter uma boa noite de sono. As preocupações com a sua doença e a forma como o afeta podem impedi-lo de dormir.

Infelizmente, a falta de sono pode significar uma maior probabilidade de se sentir frustrado ou irritado. 28

Como posso ter uma melhor noite de sono?

Mantenha um diário de registo do sono: Embora os sintomas da Uveíte possam afetar o seu sono, há outros fatores que também podem contribuir. Mantenha um diário de registo do sono durante uma semana, onde regista a qualidade do seu sono, o que o despertou, bem como o que estava a fazer, o que comeu e bebeu no dia anterior. Quando ler o seu diário, poderá identificar padrões e fazer alterações. 29

Deite-se e levante-se à mesma hora: Criar uma rotina regular para o seu corpo pode ajudar a regular o seu relógio biológico. 

Verifique o seu ambiente de sono: O seu quarto deve ter o seu ambiente preferido. Por exemplo, se gosta do escuro e de tranquilidade, considere utilizar tampões para os ouvidos e uma máscara para os olhos se não conseguir controlar estes fatores. Certifique-se de que não está nem muito quente nem muito frio.

Relaxe antes de se deitar: Tome um banho quente, leia ou ouça rádio. A prática de exercício durante o dia pode ajudar, embora deva ser evitada algumas horas antes de ir para a cama. Fale sempre com o seu médico antes de iniciar um novo plano de exercício de modo a garantir que é o indicado para si. 

Evite os estimulantes: Evite a ingestão de cafeína e álcool algumas horas antes de ir para a cama. A estimulação dos ecrãs, como de telemóveis ou computadores, pode dificultar o sono e a luz brilhante pode irritar os olhos, pelo que deve evitar utilizar estes dispositivos ou ver televisão na cama. 30

Lide com pensamentos negativos: Se as preocupações lhe tiram o sono, adquirir o hábito de “desafiar” estes pensamentos negativos pode ajudar. Por exemplo, em vez de pensar “preciso de dormir oito horas por noite”, um pensamento mais útil pode ser: “Embora goste de dormir oito horas, sei que me aguento bem com menos.” 

Também pode escrever ou gravar as suas preocupações num bloco de notas ou num gravador junto da sua cama – e diga a si mesmo que irá tratar delas de manhã.

Precisa de mais ajuda? Fale com o seu médico se os seus distúrbios de sono tiverem persistido durante mais de algumas semanas e estes conselhos não ajudaram.


28 Mental Health Foundation, Sleep Matters report, 2011, http://www.mentalhealth.org.uk/publications/sleep-report/, Consultado Dez 2015
29 http://www.nhs.uk/Livewell/insomnia/Pages/bedtimeritual.aspx, Consultado em Dez 2015
30 All from: http://www.nhs.uk/Conditions/Insomnia/Pages/Prevention.aspx, Consultado em Dez 2015