A Espondilartrite Axial (SpA Axial) corresponde a um grupo de doenças reumáticas autoimunes que envolvem o esqueleto axial, onde se inclui a Espondilite Anquilosante (EA) e a Espondilartrite Axial sem evidência radiográfica.

A Espondilite Anquilosante (EA) é um tipo de doença crónica que afeta parte da coluna vertebral, incluindo os ossos, os músculos e os ligamentos.

“Espondilartrite Axial sem evidência radiográfica” é um termo médico utilizado quando os sintomas da Espondilite Anquilosante estão presentes, mas não estão evidenciados no raio-X. Caso sofra de Espondilartrite Axial sem evidência radiográfica, é possível que o seu médico tenha identificado zonas de inflamação em redor da coluna através de uma ressonância magnética. Porém, nalgumas pessoas com este diagnóstico, estas alterações não são sequer visíveis numa ressonância magnética. Não é evidente o motivo por que alguns doentes neste grupo não apresentam qualquer inflamação na ressonância magnética, mas tal deve-se possivelmente a limitações da tecnologia radiológica.

Quem poderá vir a ter Espondilartrite Axial?

A Espondilartrite Axial é uma doença que, normalmente, se começa a desenvolver antes dos 40 anos, de modo gradual. 1 No entanto, após os 45 anos, o desenvolvimento da doença é rara. A doença é menos comum entre as mulheres e as que sofrem dela costumam ter sintomas ligeiros, pelo que o diagnóstico é mais complexo e tardio.
Quais são os sintomas característicos da Espondilartrite Axial?
Embora a Espondilartrite Axial se caracterize pela dor e inflamação da coluna, é uma doença sistémica, ou seja, pode afetar diferentes órgãos do corpo.

Os sintomas mais comuns são: 2

Dor e rigidez na coluna (mais intensa durante a manhã e a noite)

Fadiga

Mal-estar generalizado


https://nass.co.uk/nass/en/about-as/getting-my-diagnosis/, Acesso Junho 2016
2 www.nhs.uk/conditions/ankylosing-spondylitis/pages/introduction.aspx, Acesso Junho 2016