A Psoríase é uma doença crónica, ou seja, não existe cura. Esta doença consiste numa alteração do sistema imunitário que se manifesta na pele, em que os doentes podem, ou não, apresentar sintomas da doença e alternar fases assintomáticas com outras de agravamento da doença. Não é uma doença infeciosa e, portanto, não é contagiosa.

O que causa a Psoríase?

O desenvolvimento da Psoríase não é atribuído a uma causa concreta, embora pareça existir uma componente genética que pode predispor ao seu aparecimento. Porém, o padrão hereditário da doença ainda não é totalmente conhecido. Cerca de 30% das pessoas com Psoríase têm um ou mais membros da família com a mesma doença. Quando um dos progenitores (pai ou mãe) sofre de Psoríase, o filho tem 10% de probabilidade de também sofrer da doença.

Quem poderá vir a ter Psoríase?

Esta doença pode afetar homens e mulheres de qualquer raça e idade mas, normalmente, surge antes dos 35 anos.

Quais são os sintomas característicos da Psoríase?

Cerca de 80% das pessoas têm Psoríase em placas, surgindo sobretudo no couro cabeludo, joelhos, cotovelos e zona inferior das costas. 2

Os sintomas da Psoríase variam de pessoa para pessoa. Porém, caracteriza-se por um espessamento da pele com lesões avermelhadas, cobertas superficialmente por escamas esbranquiçadas, formando placas, que podem “abrir” e sangrar. Ao longo do tempo, poderá haver fases em que a doença quase desaparece, e outras em que há um novo agravamento da doença.


1 www.nhs.uk/Conditions/Psoriasis/Pages/Introduction.aspx, Acesso Junho 2016
2 www.nhs.uk/Conditions/Psoriasis/Pages/Symptoms.aspx, Acesso Junho 2016