O que posso fazer para controlar as crises de Colite Ulcerosa?

As crises de Colite Ulcerosa podem ser imprevisíveis, no entanto, há medidas que pode tomar para ajudar a controlá-las.

Aplique técnicas para lidar com o stress 

A enfermeira especialista Heidi Johnson Gazzard  aconselha:

 “Se acha que o stress desencadeia as crises, faz sentido aplicar algumas técnicas. E se sabe que terá momentos de stress pela frente – por exemplo, a mudança de casa ou de emprego – será uma boa opção falar com o seu médico.” 

A enfermeira Heidi diz que, embora não haja evidências consistentes para demonstrar a ligação com quaisquer alimentos, algumas pessoas acreditam que uma alimentação pobre em fibras ajuda durante uma crise. Durante o tempo restante, deve seguir uma alimentação normal e saudável. [ligação para: alimentação saudável]

Se sofre crises regulares após o estabelecimento do seu programa de tratamento, fale com o seu médico.

Como enfrentar o receio das férias?

Fazer umas miniférias ou umas férias mais prolongadas pode implicar alguns receios, mesmo quando já está habituado ao esquema da sua medicação e mais habituado às especificidades da doença. É normal ter receios sobre a forma como enfrenta a viagem e os desafios de estar num ambiente diferente. Uma forma de o fazer é dar pequenos passos em direção ao seu objetivo. Por exemplo, se quiser viajar para participar num acontecimento familiar importante, que implicará uma ausência de alguns dias, que tal começar por pequenas viagens de um dia mais perto de casa, para aumentar a sua confiança e começar a habituar-se ao que irá ter de enfrentar? Refletir nos aspetos positivos dessa experiência poderá ajudar a planear com sucesso futuras viagens.


Acho que o meu médico não me compreende. O que posso fazer?

Antes da próxima consulta, pense no que quer falar com o seu médico e anote uma lista de perguntas e receios. No início da consulta, diga ao seu médico: “Gostaria de falar com o doutor acerca de algumas dúvidas que tenho”, e aborde os pontos da sua lista. Esforce-se por ouvir as respostas do seu médico e não tenha medo de lhe pedir para repetir alguma coisa ou de dizer: “Lamento, mas ainda não percebi bem. Será que pode explicar de outra forma?”

Eu tenho muitas dúvidas para esclarecer com o meu médico, mas parece não haver tempo suficiente.

Se a sua lista de dúvidas for extensa, anote-as por ordem de prioridade e defina quais as dúvidas que vai esclarecer naquela consulta. Tente ajudar o médico a compreender o que sente e o que precisa da parte dele. E não se esqueça de que pode também falar com outros profissionais de saúde, como enfermeiros ou farmacêuticos, que podem ajudar a dar resposta às suas questões.

Em que pode um enfermeiro especializado ajudar-me?

O seu enfermeiro pode ser a pessoa ideal para ajudar com alguns aspetos quotidianos da sua doença e do tratamento, desde formas de gerir os sintomas, passando por ajuda na adoção de um estilo de vida mais saudável, como fazer mais exercício físico, alterar a sua alimentação e perder peso.