Dormir é muito importante para o bem-estar mental, físico e emocional. Muitas pessoas que sofrem de Doença Inflamatória Intestinal têm dificuldade em dormir, devido aos sintomas associados à doença.

Dicas para uma noite descansada:

•   Elabore um diário do sono: embora os sintomas da Doença Inflamatória Intestinal possam perturbar o sono, pode haver outros fatores que também estejam a contribuir para o problema. Elabore um diário do sono durante algumas semanas. Anote o número de horas que dorme por noite, o que o fez acordar e o que comeu e bebeu durante o dia.

•   Tente deitar-se e acordar à mesma hora todos os dias: para que o seu corpo crie uma rotina 1

•   Certifique-se que dorme num ambiente confortável: o quarto deve estar às escuras e em silêncio (pondere o uso de tampões de ouvidos e máscara de olhos, se não conseguir controlar estes fatores), sem estar demasiado quente ou frio. 2

•   Relaxe antes de se deitar: tome um banho quente, leia ou oiça rádio. A prática de exercício pode ajudar, embora seja preferível evitar exercitar-se quatro horas antes da hora de deitar; não consuma cafeína, nicotina ou bebidas alcoólicas seis horas antes de dormir. Experimente beber uma infusão relaxante de ervas à noite, em vez de chá ou café.

Necessita de mais ajuda? 

Consulte o seu médico, caso os problemas de sono se mantenham por mais do que algumas semanas e as medidas adotadas até aí não tiverem surtido efeito. Explique que tem dificuldade em dormir e que acha que isso está a agravar os sintomas da Doença Inflamatória Intestinal. Informe-o de tudo o que já tentou fazer. O seu médico pode dar-lhe sugestões úteis. 


http://www.nhs.uk/Conditions/Insomnia/Pages/Prevention.aspx , Acesso Junho 2016
http://www.nhs.uk/Conditions/Insomnia/Pages/Prevention.aspx , Acesso Junho 2016