Haverá alguns dias em que os sintomas da sua doença poderão parecer piores. No entanto, pode ser difícil identificar o que causa essas crises.

O que são crises?

As crises correspondem a períodos de reaparecimento dos sintomas que poderão ter gravidade variável. Significa que a inflamação se tornou ativa.
É possível que o seu médico refira a existência de uma crise laboratorial ou endoscópica. Nestes casos, poderá não existir qualquer sintoma associado, mas existe evidência nas análises e/ou exames endoscópicos que a inflamação está ativa.

O que pode desencadear uma crise?

Na maioria das vezes, não há nenhuma razão clara para que as crises aconteçam. Algumas pessoas acham que são mais propensas a ter uma crise, após um ataque de stress ou uma doença, enquanto outros associam as crises a certos tipos de alimentos (o tipo de alimentação varia de pessoa para pessoa). Além disso, o tabagismo pode estar também associado às crises na Doença de Crohn.

Manter um registo das causas possíveis

Manter um registo dos seus sintomas pode ajudá-lo a identificar coisas que podem desencadear as suas crises. Analise os seus registos e tente identificar padrões recorrentes. Pode também partilhar as suas notas na próxima consulta.