O que é a Doença de Crohn?
A Doença de Crohn é uma doença de longa-duração (crónica) que provoca a inflamação nos intestinos. A Doença de Crohn pode afetar o aparelho digestivo todo, desde a boca até ao ânus
O que causa a Doença de Crohn
Embora ainda existam dúvidas quanto às causas exatas da Doença de Crohn, pensa-se que as pessoas que sofrem desta doença apresentam uma resposta imunitária anormal, provavelmente direcionada a algum fator ambiental. Isto faz com que o sistema imunitário envie anticorpos especiais para atacar todas as bactérias no intestino, incluindo as bactérias "amigas" e o próprio organismo, o que provoca a inflamação da mucosa. 1
Este sistema, que normalmente nos protege contra as infeções, provocadas por vírus e bactérias, acidentalmente ataca os tecidos saudáveis do organismo. Ainda não se sabe por que motivo isto acontece. A existência de obstrução intestinal, em que a inflamação grave leva ao estreitamento e endurecimento do intestino, provocando a obstrução, pode agravar substancialmente o quadro clínico.
Quem poderá vir a ter Doença de Crohn?
Esta doença pode surgir em qualquer idade mas, geralmente, afeta pessoas entre os 16 e os 30 anos, sendo as mulheres mais afetadas do que os homens. 2
Quais são os sintomas característicos da Doença de Crohn?
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e normalmente vão e vêm ao longo de períodos. Durante um momento de crise (“recaídas”), poderá experienciar sintomas severos, enquanto numa fase de remissão poderá ter poucos ou nenhuns sintomas... 3
Os
sintomas típicos incluem: 4/5
· Dor abdominal e cólicas, que são
geralmente piores depois de comer;
· Movimentos intestinais frequentes;
· Diarreia recorrente;
· Febre;
· Fadiga extrema;
· Perda de peso não intencional
Os fumadores com Doença de Crohn experienciam sintomas mais graves que os não-fumadores.
Haverá alguns dias em que os sintomas da sua doença poderão parecer piores. No entanto, pode ser difícil identificar o que causa essas recaídas.
O que são recaídas?
As recaídas correspondem a períodos de reaparecimento dos sintomas que poderão ter gravidade variável. Significa que a inflamação se tornou ativa.
É possível que o seu médico refira a existência de uma recaída laboratorial ou endoscópica. Nestes casos, poderá não existir qualquer sintoma associado, mas existe evidência nas análises e/ou exames endoscópicos que a inflamação está ativa.
O que pode desencadear uma recaída?
Na maioria das vezes, não há nenhuma razão clara para que as recaídas aconteçam. Algumas pessoas acham que são mais propensas a ter uma recaída, após um ataque de stress ou uma outra doença, enquanto outras associam as recaídas a certos tipos de alimentos (o tipo de alimentação varia de pessoa para pessoa). Além disso, o tabagismo pode estar também associado às recaídas na Doença de Crohn.
Manter um registo das causas possíveis?
Manter um registo dos seus sintomas pode ajudá-lo a identificar coisas que podem desencadear as suas crises. Analise os seus registos e tente identificar padrões recorrentes. Pode também partilhar as suas notas na próxima consulta.
1 http://www.nhs.uk/Conditions/Crohns-disease/Pages/Causes.aspx, Accessed Jan 2016
2 http://www.nhs.uk/conditions/Crohns-disease/Pages/Introduction.aspx, Accessed Nov 2015
3 http://www.nhs.uk/Conditions/Crohns-disease/Pages/Symptoms.aspx, Accessed Nov 2015
4 http://www.nhs.uk/Conditions/Crohns-disease/Pages/Symptoms.aspx, Accessed Nov 2015
5 http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/crohns-disease/basics/symptoms/con-20032061, Accessed Jan 2016